Estresse – O que é isso?

Compartilhe

INTRODUÇÃO

Um dos problemas mais comuns que o ser hu­mano enfrenta, em qualquer idade, é o estresse. To­dos já o experimentaram, mas poucos o compreen­dem ou reconhecem o impacto que o estresse pode ter no seu corpo. É possível, no entanto, aprender a reconhecê-lo, controlá-lo e, até mesmo, utilizá-lo para o nosso benefício. O primeiro passo é com­preender o que é o estresse.

 

Origem

O termo estresse foi usado, na área da saúde, pe­la primeira vez, em 1926 por Hans Selye que notou que muitas pessoas sofriam de várias doenças físi­cas e reclamavam de alguns sintomas em comum, tais como.- falta de apetite, pressão alta, desânimo e fa­diga. Tal observação desencadeou extensas pesqui­sas médicas que culminaram com a definição, na época, de estresse como “um desgaste geral do orga­nismo”. O desgaste é causado pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se vê forçada a enfrentar uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, excite ou confunda, ou mesmo a faça imensamente feliz. Qualquer situação que desperte uma emoção forte, boa ou má, que exija mudança, é um estressor, isto é, uma fonte de estresse.

Assim, o estresse pode ser causado por um acon­tecimento bom, como uma promoção, ou mau, co­mo desemprego ou dificuldade financeira.

Sintomas

Independentemente do que causou o estresse, as reações das pessoas são no início do processo do estresse, muito semelhantes (mãos suadas, dor de ca­beça, taquicardia, respiração ofegante, etc.). Mais tar­de — quando o estresse já está em fase mais adianta­da — é que diferenças ocorrem, dependendo dos pontos mais vulneráveis que a pessoa tem.

Como Enfrentar

O importante é saber que o estresse é perfeitamente evitável: quando algo ocorrer em sua vida, tente interpretar a situação de uma maneira mais otimista. As perdas que ocorrem em nossas vidas são oportunidades para conquistarmos outras vitórias.

Não se recrimine por errar em algum momento, mantenha-se otimista, porém com uma visão realista. Criar e manter grandes expectativas é tornar-se vulnerável à decepção e estresse. 

Conheça e respeite seus limites e, caso seja necessário, procure a ajuda de um profissional para orientá-lo.

Conteúdo

O estresse pode ser causado por um acon­tecimento bom, como uma promoção, ou mau, co­mo desemprego ou dificuldade financeira.

Explore Outros Posts

Uncategorized

O Comer Emocional

Introdução O comer emocional é uma resposta a diversos fatores emocionais, tais como: Quando comemos, a área de recompensa e prazer do cérebro é ativada,

Uncategorized

Quem cuida da mente, cuida da vida

O Janeiro Branco É uma campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a saúde mental e combatendo o adoecimento emocional

small_c_popup.png

Agende seu horário

Carregando...
Fornecido por BooklyWordPress Booking Plugin

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.