O Janeiro Branco
É uma campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a saúde mental e combatendo o adoecimento emocional por meio de debates, reflexões, palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas e diversas outras atividades.
A campanha teve início em 2014 e foi iniciativa do psicólogo Leonardo Abrahão. O mês de janeiro foi escolhido por ser símbolo de recomeço e normalmente já ser um período em que as pessoas refletem sobre suas vidas e o que querem melhorar nelas.
A cor branca também foi escolhida por ter relação a recomeço, pois em uma folha em branco, por exemplo, se pode escrever e pintar o que quiser.
Saúde Mental
Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é o estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para sua comunidade.
Falar dos sentimentos e cuidar da mente, não era visto como algo “normal”, mas sim como sinônimo de fraqueza. Hoje se sabe que isso não é verdade, há consciência de que a saúde mental é tão importante quanto a do corpo.
Por Que Cuidar da Mente
Quando a mente não está bem, nada vai bem. É necessário ter um equilíbrio entre mente e corpo.
Durante muito tempo a saúde da mente não foi pauta e então as pessoas não foram ensinadas a cuidar dela, não foram preparadas para lidar com frustações, mudanças, quantidade de informações ou com a evolução tecnológica.
Com tanta polarização, extremismos, preconceitos, desigualdade e individualismo, é necessário prestar atenção ao que a mente está precisando e cuidar dela como se cuida do corpo quando fica doente.
Como Cuidar da Mente
- Conheça seus limites, se observe;
- Tire um tempo para descansar a mente;
- Medite;
- Escreva o que sente e pensa, sem julgamentos;
- Adote um hobby que te faça bem;
- Durma o suficiente;
- Converse sobre o que pensa e sente com pessoas queridas;
- Faça o bem para alguém;
- Descubra o que te faz bem;
- Procure um psicólogo ou psiquiatra.